Loodo

Loodo é um weblog licenciado pela Creative Commons License. Se você quiser usar nosso conteúdo no seu blog, site ou revista,
é só nos avisar e colocar o link para a Loodo, mantendo o conteúdo original do post, com todos os textos e links.

Criado com Wordpress

Loodo
© 2008 All Rights Reserved.

1 set

Salão de Jogos24 anos de Tetris

  • 4 COMENTÁRIOS

Tetris, um dos jogos eletrônicos mais conhecidos e populares acabou de fazer 24 anos, desde seu primeiro lançamento, na Academia de Ciência da União Soviética, em Moscou. O jogo, criado pelo russo Alexey Pajitnov, já gerou 38 variações oficiais e incontáveis versões não-oficiais.

Para comemorar, abrimos o Blog listando 10 destas várias releituras do tema – com link para se jogar a maior parte – passando do estranho Hatris, lançado em 1991 pelo próprio Alexey, ao anúncio de Tetris Party, a ser lançado ainda este ano para o Nintendo Wii.

1 – NES Hatris (Bullet Proof Software, 1991)

Screenshot do jogo

O objetivo desta variação era fazer uma fileira de 5 chapéus iguais, usando o par que caia do topo da tela. O jogo foi desenvolvido pelo próprio Alexey Pajitnov, criador do Tetris original.

2 – BlockOut (California Dreams, 1989)

Screenshot do jogo

Derivação mais óbvia do Tetris para a terceira dimensão. O jogo original tinha 585 modos de jogos (dificuldades) diferentes.

3 – Tetris 2/Tetris Flash (Nintendo, 1993)

Screenshot do jogo

Essa variaçao usa tetraminós não-ajdacentes,e foi a primeira versão que faz uso de um algoritmo de gravidade.

4 – Dr.Mario (Nintendo, 1994)

Screenshot do jogo

Uma abordagem de jogo bem similar a do Tetris Flash, só que utilizando da capacidade de vendas do principal personagem da nintendo.

5 – Wordtris (Spectrum Holobyte, 1991)

Screenshot do jogo

Mais um jogo desenvolvido pelo criador do jogo original, onde o objetivo é formar palavras da língua inglesa.

6 – Magical Tetris Challenge (Capcom, 1998)

Lançado para Nintendo 64, Game Boy Advance e por último para Playstation, foi um jogo que recebeu ótimas críticas por revistas especializadas, e trazia os personagens da Disney (Mickey, Minnie, Donald), combinando o Tetris numa história envolvente, com direito a duelos no jogo. O vídeo abaixo mostra uma fase do jogo, onde o Mickey enfrente o Bafo-de-Onça.

7 – Tetris Worlds (Blue Planet Software, 2001)

Versão para PC, que incluia seis variações do jogo, provando (segundo a Gamespot) que sim, é possível estragar um jogo simples como o Tetris.

8 – iPod Tetris (Apple Computer, 2006)

Versão clássica, porém utilizando o Click Wheel do iPod. Um jogo pode se tornar diferente apenas alterando a interface com a qual você interage com ele.

9 – Dropsum (mygamingwebsite.com, 2008)

Screenshot do jogo

Jogo desenvolvido inteiramente em flash, juntando os conceitos de flash com os de sudoku.

10 – Tetris Party (Hudson Soft, 2008+)

Marca do jogo

O mais novo membro na família Tetris será lançado para o Wii, com 18 modos de jogos diferentes, incluindo modos cooperativos e versus, além de permitir o uso o do wiiBoard, que deve trazer uma nova e rica experiência para esse fenômeno que continua fazendo novos jogadores ano após ano.



4 comentários para “24 anos de Tetris”

  1. Carlos Bragatto

    Na minha opinião, faltou um jogo chamado Twintris, pro Amiga, um dos melhores clones de Tetris. Era fabuloso, cheio de opções, e tinha uma muito legal.

  2. Aleixo

    Valeu, Carlos!
    Faltaram muitos, jogos sim. Mas não conhecia essa versão: Nunca tive contato com um Amiga. Mas parece que era um jogo onde você competia com um adversário, é isso?

  3. Alexo

    O Twintris eu joguei, mas praticamente só lembro (tenho) da música (se alguém quiser, envio em MP3; são 10 MB). Gostava muito de jogar, mas realmente precisaria relembrar a funcionalidade!

    Agora, será que não valia ter citado algum daqueles Tetris tridimensionais? Por mais que, de repente, não sejam o mesmo produto, a funcionalidade é a mesma, “apenas” acrescida uma dimensão! rs Tá, tudo bem, acho que muda muito, mas falei.

  4. Alexo

    Pô, número dois, Blockout! Bem no suntuoso nariz. Scaps, pessoal. Então pra não pagar tanto mico, deixo o link relevante, aqui da casa rsss:

    http://benzaitenbrasil.blogspot.com/2007/01/porque-vandalos-tambem-gostam-de-tetris.html

Deixe um comentário

Sejam bem vindos!

Apesar da maior parte das pessoas se referir a ludo como aquele jogo de tabuleiro quadrado, que tem um percurso em forma de cruz; a palavra - que vem do latim "eu jogo" - é um sinônimo para jogo.

Para manter essa abrangência, mas para não ficarmos presos ao de tabuleiro, escolhemos o nome Loodo para esse site, onde pretendemos discutir, apresentar, trazer inovações e estudar jogos, de todos os tipos e meios. Do Wii ao jogo da velha. Do fliperama ao ludo.

Quem Somos

Raphael Aleixo é programador visual, e trabalha com design de interfaces interativas faz 5 anos.

Caetano Borges é ilustrador, formado bacharel em gravura pela Escola Superior de Belas Artes da UFRJ.

Alvaro Cavalcanti trabalha com desenvolvimento há 10 anos, é formado em ciências da computação pela UNICAP (PE).


Assine as novidades da Loodo!

Nossos jogos: